O movimento

A Bancada Ativista é uma iniciativa pluripartidária, independente e voluntária que tem como objetivo eleger ativistas para o poder legislativo em São Paulo, através de campanhas inovadoras e pedagógicas, com foco em diversidade e coletividade.

Nossa proposta é oxigenar a política institucional, promovendo os princípios e práticas que defendemos, de maneira colaborativa, pedagógica e que fujam dos vícios da política tradicional.

Nas eleições de 2016, apoiamos oito candidaturas para a Câmara de Vereadores, e, dentre elas, Sâmia Bomfim foi eleita.

Em 2018, lançamos uma candidatura coletiva para a Assembleia Legislativa de São Paulo, juntando 9 ativistas de pautas, territórios e partidos diferentes em um só número na urna: Anne Rammi, Chirley Pankará, Claudia Visoni, Erika Hilton, Fernando Ferrari, Jesus dos Santos, Mônica Seixas, Paula Aparecida e Raquel Marques. E vencemos.

A Bancada Ativista agora tem duas camadas: o movimento e a mandata.

Enquanto o movimento seguirá sua missão de pensar em estratégias potentes e inovadoras para eleger ativistas, a mandata tem a função de dar suporte aos ativismos que rolam em SP por meio de uma atividade legislativa conectada com as ruas.